Iluminação dos ambientes

Iluminação dos Ambientes

 

Sala de estar

Basta uma luz central na sala para iluminar todo o ambiente, mas é interessante ter uma luz de abajur e luminárias pontuais para o espaço ficar mais aconchegante e para dar efeito nas paredes, quadros e objetos. Para quem tem um aparelho de televisão na sala, a luz baixa não reflete a luminosidade na tela.

Sala de jantar
Uma luz pendente sobre a mesa é a dica para uma sala de jantar. Ela deve ficar com uma distância de 80 cm para evitar sombras. Luminárias pontuais para quadros ou aparadores também são boas dicas para a sala de jantar.

Banheiro

Usar arandelas ao lado do espelho é o correto. Spots acima do espelho provocam sombra e atrapalham na hora de barbear ou maquiar. Em geral, os banheiros possuem janelas pequenas, por isso é importante que o local seja bem iluminado.
 
Hall e entrada e corredores
Embora sejam áreas de passagem, merecem iluminação diferenciada. Faça isso utilizando trilhos. Se houver quadro na parede, é interessante direcionar os spots para destacar a obra.

Escritório
Em uma residência, o escritório deve ter uma iluminação direta sobre a área de trabalho. Lâmpadas frias para evitar o aquecimento e luminárias de mesa e de pé para a leitura são ótimas dicas.

Quarto das crianças
Em quartos de crianças ou adolescentes podem ser usados plafons ou luminárias suspensas que deixam a iluminação difusa e agradável. Deve ser usada também uma luminária para leitura ao lado da cama ou na área de trabalho.

Fachada
A fachada deve ser pontual. A iluminação deve ser instalada em pilares e paredes em forma de embutidos, balizadores e arandelas.

Cozinha
Deve-se usar luz fria, que ajuda na economia de energia, nas áreas de trabalho da cozinha para que tudo fique bem visível. é interessante usar luminárias, como arandelas, se o teto for bem alto e que sejam de fácil limpeza e outras tipo spot nos armários.

Quarto
Os quartos merecem uma iluminação central (direta ou indireta) e também luzes periféricas, como abajures, para deixar o clima aconchegante e de penumbra.

©2011- Todos os direitos reservados | Guerreiro Guimarães Aço Inox Ltda. | By: Jungle